Digite sua busca

 

 

Notícias em destaque SAÚDE

Metade dos brasileiros está acima do peso e 20% dos adultos estão obesos, diz Ministério da Saúde

No dia 4 de março é celebrado o Dia Mundial da Obesidade. Atualmente no Brasil, 55,7% da população adulta está com excesso de peso e 19,8% está obesa, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018.

Dados do Vigitel mostram ainda que 7,7% da população adulta apresenta diabetes e 24,7%, hipertensão – doenças que podem estar relacionadas à obesidade. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2013, indica que dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso. Por isso, é importante ter hábitos saudáveis de alimentação para manter o peso adequado e doenças que podem ser prevenidas.

“A obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais e o seu controle e prevenção exigem a implementação de políticas intersetoriais”, ressalta a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.

ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE

O Ministério de Saúde afirma que O Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos, atualizado no ano passado, são os principais documentos para orientação e promoção da alimentação adequada e saudável no país.

Praticar algum exercício físico e melhorar a alimentação são pontos importantes para rezudir diversas doenças. 30 minutos por dia de exercícios físicos de moderada intensidade (caminhada, hidroginástica ou bicicleta) é o suficiente para quebrar o sedentarismo e viver uma vida mais saudável.

Foto: Reprodução

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X