Silvana Oliveira conversou no Conexão Sociedade desta segunda-feira (9) com Júlio Freitas, que é diretor da unidade de negócio da CCR Metrô e comentou sobre a atuação da empresa neste ano e o que esperar para 2025
Este ano, o sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, operado pela CCR Metrô Bahia, consolidou-se como um dos principais meios de transporte da capital baiana, com destaque para o aumento na quantidade de passageiros transportados e melhorias no atendimento e infraestrutura.
Um dos pontos levantados pela apresentadora Silvana Oliveira foram as situações recorrentes de furtos de cabos, que em certos momentos dos últimos anos vem sendo um problema que afetou a utilização do meio de transporte, impactando em milhões de pessoas que utilizam o metrô.
“A gente tem enfrentado essa questão do furto de cabos há uns 2 anos. Fizemos um investimento muito grande na questão de manter o sistema operacional, quando se corta um cabo hoje é muito difícil que gere um impacto, a gente criou uma série de estruturas auxiliares que evitem que o sistema degrade quando tem um furto de cabo.” esclarece Freitas.
Buscando aumentar a segurança, a CCR Metrô Bahia intensificou a campanha “embarque consciente”, com a “trupe de segurança” educando de forma lúdica os usuários sobre o uso seguro das escadas e o respeito às normas de segurança nas plataformas e trens.
Júlio destaca as campanhas de conscientização para que os acidentes pequenos sejam evitados, com conjuntos de teatro nas estações para mostrar a importância da conscientização do uso com segurança do serviço metroviário.
O diretor ressalta pontos em que as pessoas podem causar acidentes por distração, como mexer ao celular enquanto está na escada rolante, durante o embarque e desembarque de passageiros, não respeitar o espaçamento da faixa amarela e entre outras situações.
Em agosto de 2024, o metrô de Salvador atingiu um marco histórico ao transportar 10,7 milhões de passageiros, refletindo a preferência dos mais de 400 mil usuários diários que optam pelo sistema devido à segurança, comodidade e agilidade oferecidas. Esse crescimento consolida o metrô como um importante vetor da mobilidade urbana.
Para 2025, a CCR Metrô Bahia tem como meta continuar a expansão das linhas existentes, com foco na integração de novas estações que facilitem o deslocamento para áreas periféricas. Estão previstos investimentos em energia limpa, com projetos-piloto para o uso de energia solar em estações e trens mais sustentáveis.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: