Digite sua busca

 

 

Bahia Cultura Notícias Notícias em destaque

Morre a atriz, diretora e ex-professora da UFBA, Lia Maria

A atriz, diretora e ex-professora da Escola de Teatro da UFBA, Lia Maria, morreu na madrugada desta segunda-feira (22), aos 95 anos. Elieth Leal D’Araujo era conhecida como ‘Senhora da Voz’, já que lecionou disciplinas ligadas à Expressão Vocal e Dicção até 1982.

Na década de 1970, ela se consagrou como a protagonista do espetáculo A Casa de Bernarda Alba, dirigida por José Possi Neto, um dos marcos da cena local com grande repercussão em Salvador e em São Paulo.

Lia Maria já trabalhou com grandes diretores, especialmente nas décadas de 1950 e 1960, como o maestro Hans Koellreuter, o diretor americano Charles McGaw e o encenador pernambucano Martim Gonçalves, fundador da Escola de Teatro da então Universidade da Bahia. A artista também foi uma das primeiras fonoaudiólogas em Salvador.

Por meio de nota, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA) lamentou o falecimento. “Lia Mara soube conduzir turmas de alunos-atores, formando-os de maneira que pudesse exercer suas funções no palco, de forma técnica e expressiva. Competente, entusiasmada e acolhedora, transmitia seu saber pontuando-o com sonoras gargalhadas, que inebriava a todos em sala de aula e fora dela”.

Lia não tinha filhos, mas cinco sobrinhos muito próximos: Carlos, Beto, Milton, Rejane e Regina. O corpo da atriz foi sepultado nesta segunda (22), no Cemitério do Campo Santo. 

Foto: Divulgação/Ufba

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143