Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Polícia

Mortes violentas aumentam quase 5% em meio à pandemia no Brasil

O Brasil teve um aumento no número de mortes violentas registradas em 2020, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (15). Foram 50.033 mortes, contra 47.742 em 2019, um aumento de quase 5%.

Os dados levantados pelo Anuário compõem as chamadas mortes violentas intencionais, ou seja, os homicídios, os latrocínios, as lesões corporais seguidas de morte e as mortes cometidas pela polícia.

Diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o sociólogo Renato Sérgio de Lima explicou que o crescimento da violência letal em meio à pandemia é “apenas mais uma demonstração de que estamos enxugando gelo na área de Segurança Pública, repetindo as mesmas fórmulas desgastadas que já demonstraram sua ineficiência ao longo das últimas décadas”.

“Se nada for feito para mudar os rumos do setor, continuaremos a registrar, ano após ano, índices escandalosos de violência letal, que cada vez mais são aceitos como normais pela nossa sociedade”, avalia.

Em relação ao perfil das vítimas, foram 76,2% negras, 54,3% jovens e 91,3% do sexo masculino. Os crimes aconteceram mais à noite e aos fins de semana.

O instrumento empregado, em 76% dos homicídios dolosos, foi arma de fogo, seguido de arma branca (18,5%) e agressão/asfixia (2%).

Leia também:

Número de mortos pela polícia bate recorde no país, aponta Anuário da Violência

Foto: Divulgação / SSP

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143