Digite sua busca

 

 

Bahia Trânsito

Mudança em operação reduz processos por clonagem de carros no Detran-BA

A clonagem de veículos segue evoluindo junto com a tecnologia nas estradas baianas. Apesar das alternativas buscadas para inibir o avanço da criminalidade, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o órgão registrou cerca de 120 processos por clonagem por mês em 2020.

Visando acelerar este procedimento para os condutores baianos, o diretor do Detran-BA, Lucas Machado revelou, em entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (1°), que um balcão de informações foi criado pelo departamento.

“No ano passado, recebíamos cerca de 120 processos por mês relacionados a clonagem, porém, apenas 40% eram considerados efetivamente. Observando está situação, criamos um balcão de atendimento, onde o motorista tem a sua documentação verificada. Agora a ocorrência é feita por meio do processo eletrônico, sem risco de extraviamento. Com essa mudança, entre março e maio deste ano, apenas 15 processos foram registrados deste tipo”, disse o diretor.

Criada para acelerar o processo, a Comissão de Clonagem vem realizado uma apuração rigorosa dos casos, com o objetivo de atualizar os proprietários sobre o andamento da sua situação e a necessidade de novas providências.

Como verificar se meu veículo foi clonado?

Motivo de dúvida por parte da grande maioria dos condutores, a verificação da situação do automóvel também foi abordada durante a entrevista. Seja pela chegada de multas em locais não trafegados ou na compra de veículos semi-novos, o procedimento pode ser feito após a prestação de uma queixa em uma delegacia, por meio da checagem do chassi ou da verificação da documentação no site do Detran, por meio do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Foto: Reprodução / Google Street View

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143