Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Museu da Misericórdia entrará em reforma e ficará fechado para público

A partir do mês de agosto, o Museu da Misericórdia, localizado no Centro Histórico de Salvador, entrará em reforma e ficará fechado para visitação do público. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras foi realizada nesta sexta-feira (30), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM).

O edital para licitação da obra foi lançado pela prefeitura em maio desse ano e a empresa vencedora da licitação, no valor de R$ 7,2 milhões, foi a construtora Pentágono. A previsão de conclusão da reforma é em dezembro de 2022, e vai incluir a ampliação e construção de novos espaços expositivos, além de auditório para 100 pessoas, laboratório de conservação e restauro, novas tecnologias para visitantes e a restauração da Igreja da Misericórdia, com teto artístico, mobiliário, painéis em cerâmica e forro com 45 painéis de pintura.

Inaugurado em 2006, o Museu da Misericórdia está instalado em um palacete do século XVII, onde funcionou o primeiro hospital da Bahia.

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e abriga peças relacionadas a personalidades, como a cadeira que foi utilizada por D. Pedro II durante visita à Bahia, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) em 1876, no cargo de inspetor da repartição central.

Certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus/MINC, o Museu da Misericórdia também mantém a exposição fixa das 14 peças que representam as Obras de Misericórdia da Santa Casa, feitas sob encomenda por artistas como Bel Borba, Christian Cravo, Calasans Neto, Mário Cravo Júnior, Eliana Kertész e Tatti Moreno.

Foto: Bruno Concha/Secom

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143