Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

“Não adianta ter leito, achando que abrir o leito resolve o problema da doença”, frisa Rui Costa

O governador da Bahia, Rui Costa, comentou sobre a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. A determinação é que o governo federal reative os leitos de UTI para tratamento da Covid-19 nos estados de São Paulo, Bahia e Maranhão.

Rui destacou também que apenas a abertura ou reativação de leitos isoladamente não é suficiente para conter o avanço da Covid-19, é necessário que haja a conscientização da população para que evite o contágio.

“Nós abriremos mais leitos se necessário. Abriremos todos os leitos possíveis. Agora eu quero insistir com a população. Isso não segura a disseminação da doença. Não adianta ter o leito, achando que abrir o leito resolve o problema da doença. Pra resolver a doença, você tem que usar máscara, ter o distanciamento, higienizar as mãos e evitar aglomeração quando ela é dispensável. Então é inadmissível qualquer tipo de festa, de bar lotado, de bebedeira nesse momento com aglomeração”, apelou.

Nas ações, governos dos três estados alertam para o iminente colapso previsto no sistema de saúde, além da falta de colaboração da União. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, no mês de dezembro de 2020, , a União financiava, em todo o país, 12.003 leitos de UTI. Em janeiro deste ano, esse número caiu para 7.017 e, atualmente, são apenas 3.187.

Rui ressaltou ainda sobre a importância de ajudar uns aos outros, além da preocupação com a agressividade da nova cepa que vem atingindo, em sua maioria, os jovens.

“Neste momento, nós temos que ajudar o próximo. Ajudar o próximo significa salvar vidas. Eu não consigo ficar insensível contabilizando 330 (…) 11.800 mortes. Infelizmente se alguns políticos conseguem ficar insensíveis, eu não consigo. Atrás de cada número desses, não é estatística, ali tem vidas humanas (…) Não tem limite de idade. Essa nova cepa vai agredindo e matando pessoas mais jovens. Então, por favor, vamos contribuir”, frisou.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143