Digite sua busca

 

 

Notícias em destaque Podcast Rádio Sociedade SAÚDE

“No Brasil, cerca de 90% dos indivíduos com glaucoma não sabem que tem a doença”, explica oftalmologista

Em entrevista ao programa Sociedade Urgente da Rádio Sociedade, o oftalmologista Carlos Goes declarou que o glaucoma representa hoje, a segunda principal causa de cegueira irreversível.

Em geral, as doenças da visão estão entre as que mais causam preocupação nas pessoas. Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente. No mundo, cerca de 60 milhões de pessoas convivem com a doença.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma calcula que a doença atinja cerca de 2% dos brasileiros, resultando em mais de um milhão de pessoas afetadas. Apesar disso, o oftalmologista afirma que o número pode estar subnotificado.

“Nos países industrializados, como Europa e EUA, metade dos indivíduos não sabem que tem a doença. Nos países em desenvolvimento, nosso caso, cerca de 90% dos indivíduos com glaucoma não sabem que tem a doença. Uma vez cegos, não sabem o que causou a cegueira”, declarou Carlos Goes.

O oftalmologista também ressalta a preocupação que deve haver com pacientes acima dos 40 anos, que são mais propensos ao aparecimento da doença.

“E a prevalência varia entre países e com a idade. Ou seja, a medida que o indivíduo envelhece, está mais propenso ao aparecimento do glaucoma”, explicou. “Estudos demonstraram que o glaucoma afeta indivíduos de todas as idades. Mas é mais comum em indivíduos acima de 40 anos”.

Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Foto: Reprodução