Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Rádio Sociedade Salvador

No Dia do Repórter, profissionais da Rádio Sociedade falam sobre sua história na comunicação

Nesta terça-feira (16) se comemora o dia do repórter, um profissional que é responsável por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. A principal função do repórter é cobrir pautas e notícias, com investigação profunda dos fatos, entrevistas, além da produção de um texto explicativo, que possa deixar o leitor, ouvinte ou o telespectador bem informado.

Nesta data comemorativa, o SociedadeOnline conversou com três profissionais da Rádio Sociedade da Bahia, que contaram de onde tiram a sua motivação para trazer as informações todos os dias para os ouvintes da emissora. Além disso, também comentaram a sua experiência ao longo da profissão.

Passando pela terceira vez na Rádio Sociedade, o repórter Noel Tavares, afirmou que é apaixonado pelo que faz e contou um pouco de sua trajetória dentro da emissora, que foi iniciada na equipe de esporte.

Certa vez o esporte precisou e eu fui ‘quebrar um galho’ e fiquei por lá durante sete anos. Nesse período tentei voltar para o jornalismo, mas o esporte não deixava. Apresentei programas como Bate Bola, Chutando a Bola, Esperando o Futebol. Mudei a cara do plantão esportivo fazendo uma apresentação dinâmica e moderna, que ao invés de apenas divulgar resultados, fazia entrevistas por telefone com atletas, dirigentes e torcedores. Já no jornalismo, o destaque são as reportagens com autoridades e com o povo em geral. Policia, politica e entretenimento“, contou.

Além de ir para as ruas da capital baiana, Noel também tem apresentado alguns programas da emissora como o Sociedade Urgente, Balanço Geral e Conexão Sociedade.

Ainda no jornalismo, temos Rogério Alves, mais conhecido como o ‘Cara da Galera’, já que sempre deu voz aos ouvintes nas ruas de Salvador, além dos torcedores nos estádios por onde já passou.

Comecei na Rádio Sociedade em 2012. Iniciei como estagiário no esporte da emissora e três anos depois fui efetivado. Nesta época eu fiquei conhecido como ‘O Cara da Galera’, por conta dos trabalhos de reportagens de rua, onde sempre ouvia as demandas dos ouvintes e até mesmo nas arquibancadas dos estádios, ouvindo os torcedores. Uma experiência muito boa. Em seguida comecei a fazer parte do plantão esportivo, além de cobertura do dia a dia da dupla Ba-Vi“, disse.

Rogério chegou a confessar que sua grande paixão sempre foi o jornalismo. “Sempre gostei de fazer matérias de investigação e, é isso que me impulsiona e me deixa motivado todos os dias. No setor de Jornalismo da rádio, eu tenho a oportunidade de produzir matérias especiais e documentários. Eu sempre sonhei em ser repórter. É a profissão do Superman!”, afirmou em tom bem humorado.

No esporte da emissora temos Marcos Valença, o ‘Pequeno Notável’, responsável por trazer as informações do dia a dia do Bahia, bastidores e reportagens. Mesmo com maior afinidade no esporte, Valença já chegou a fazer parte do jornalismo da rádio e contou um pouco sobre sua experiência.

“Estou na Rádio Sociedade desde 2017. Fui contratado para ser setorista do Bahia, mas já cobri duas eleições, uma para presidente/governador e outra para prefeito pelo setor de jornalismo. Também participei da programação da rádio, no marketing já realizei eventos. Meu maior desafio é continuar cobrindo o esporte da melhor maneira, e que o futebol possa virar algo para agregar“, comentou.

Com mais de 30 estádios conhecidos, Valença contou que desde cedo pensou em seguir carreira na comunicação. “Como eu trabalho com futebol, acabei conhecendo algumas cidades e estádios, com coberturas de jogos importantes. Desde mais jovem que eu escolhi ser repórter, sempre tive vontade de trabalhar na área”, afirmou.

O SociedadeOnline parabeniza todos os repórteres da Rádio Sociedade, que fazem da emissora líder de audiência no estado da Bahia. Atualmente, a emissora está presente nas frequências FM, na 102.5, e na AM 740. Aos longos dos seus 96 anos, a Rádio Sociedade é conhecida por levar aos seus ouvintes e leitores a informação com credibilidade.

Reportagem: Brenner Menezes
Capa: Nara Lima

Tags:

Leia também