O Conexão Sociedade entrevistou a Secretária da Sepromi, Ângela Guimarães para falar sobre a 6ª Conferência Regional da Diáspora Africana que será realizada de 29 a 31 de agosto na Reitoria da UFBA – Sala dos Conselhos
Apresentado por Silvana Oliveira, o Conexão Sociedade desta quarta-feira(28) convidou a Secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães que conversou sobre o evento que vai acontecer no final deste mês de agosto.
A 6ª Conferência Regional da Diáspora Africana será realizada de 29 a 31 de agosto, e é uma iniciativa promovida pela União Africana e pelo governo do Togo, com o apoio do governo federal e do governo da Bahia. A conferência reunirá líderes, diplomatas e representantes de países africanos, das Américas e do caribe para discutir temas cruciais como memória, reparação e a causa pan-africana.
A secretária falou sobre a importância desta conferência para unificação e parceria entre os países participantes e aqueles que serão impactados pelas discussões pautadas no encontro. “É um encontro muito importante, é uma ação, uma atividade preparatória ao nono congresso Pan-africano que acontece no final de outubro, na cidade de Lomé no Togo. O togo é o país que hoje preside a União Africana.” e continua, “E o Brasil é conhecido como a 6ª região africana, exatamente por compreender a maior população afrodescendente do mundo e das Américas também o território com a maior população afrodescendente, mais de 200 milhões nas Américas e mais de 100 milhões no Brasil .” disse Ângela Guimarães.
Ainda de acordo com a Secretária do Sepromi, “A visão também, é que a gente só consegue se inserir nesse tabuleiro da geopolítica global, se tivermos fortalecidos, então a importância de fazer essas conexões, é momento de conexão, é momento de partilhar conhecimentos, de realizar trocas e também de cooperar, porque assim nós vamos juntos e juntas alcançar um outro lugar do desenvolvimento econômico.” afirmou Ângela Guimarães.
Assista a entrevista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=wp47p6onxrY