Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Nova Base do SAMU é inaugurada na Paralela

Uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi inaugurada na avenida Paralela, em Salvador, nesta terça-feira (29). A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Centro Universitário UniFTC. A inauguração contou com as presenças do titular da SMS, Leo Prates, além de diretores da pasta e da UniFTC. Esta é a 13ª base do SAMU na capital baiana.

Para a instalação da base, todos os requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde foram devidamente atendidos. São diversas as normas para que possa ter uma base descentralizada do serviço, conforme explica Dr. Ivan Paiva, coordenador do SAMU. “É importante porque a base fica no meio da avenida Paralela, local que comumente ocorrem acidentes e via pela qual se tem acesso à Orla de Salvador, através da Avenida Orlando Gomes, que dá acesso também ao aeroporto, Cajazeiras e Itapuã, então, a estratégia garante ampliação do atendimento para a região que costuma registrar um grande número de chamados, e agora contamos com instalações mais adequadas”, salienta, estimando que o tempo de resposta ao atendimentos serão reduzidos de 15 para 10 minutos.

Leo Prates destacou que quanto mais bases descentralizadas, melhor é o tempo de resposta, de modo que a nova base do SAMU mais é mais um “presentão” para Salvador no dia de seu aniversário, pois salvará mais vidas. Além disso, 12 “motolâncias” que fazem o transporte dos profissionais técnicos auxiliam no menor tempo de atendimento às solicitações. “Vamos salvar mais vidas graças a essa parceria com a UniFTC, pois nossa obsessão é ser maior do que a rede privada e certamente nenhuma têm um suporte mais rápido do que o nosso”, salientou.

A parceria com a Instituição promove, ainda, campos de estágios para estudantes em saúde, e diversos serviços para a população soteropolitana. “Esta é mais uma iniciativa fruto de parceria entre o ente público e a Iniciativa privada, e quem sai ganhando é a população soteropolitana que é a principal beneficiada. A nova base certamente contribuirá e muito para maior agilidade e efetividade no atendimento do SAMU”, declarou.

Foto: Divulgação

Tags:

Leia também