Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias em destaque

Novo canal para denúncia de violência contra a mulher e contra direitos humanos é lançado pelo governo

Foi lançado pelo governo federal nesta quinta-feira (29), um novo canal para o cidadão denunciar pelo celular casos de violência contra a mulher e contra os direitos humanos. Para isso, será necessário adicionar o número (61) 99656-5008 no aplicativo de mensagens WhatsApp e após a resposta automática, o denunciante será atendido pela equipe da central única dos serviços. A denúncia recebida será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos.

Além do WhatsApp, os canais de atendimento do Disque 100 e do Ligue 180 podem ser acessados pelo site da Ouvidoria e por outros aplicativos como o Direitos Humanos Brasil. Em todas as plataformas, as denúncias são anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento da denúncia. 

De acordo com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a criação do novo canal reduzirá custos. “Isso vai ajudar a encontrar pessoas desaparecidas, a receber denúncias já com imagens. Alguém faz um vídeo, já anexa no WhatsApp, manda para nós, isso antecipa muita coisa. Não é uma prova ainda, mas uma antecipação de prova, inclusive para o delegado ver o vídeo, o tamanho da gravidade, e já buscar medidas protetivas, medida restritiva. Então, vai vir mesmo para gente proteger cada vez mais os vulneráveis: a mulher, a criança, o idoso, povos tradicionais”, disse a ministra durante o lançamento.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tags:
    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X