Digite sua busca

 

 

Brasil Educação Notícias Notícias em destaque

Novo Ensino Médio começa ser implantado no Brasil em 2022

O Novo Ensino médio tem a sua implantação planejada para 2022 em todo o país, trazendo mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre as modificações estão: a possibilidade do aluno escolher a trilha de aprofundamento e eletivas, com foco em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais; a ampliação da carga horária, onde o aluno terá contato com o professor por mais tempo; e a oferta de recursos e materiais didáticos alinhados às competências e habilidades estabelecidas para cada uma das áreas de conhecimento na BNCC.

Este novo modelo prevê a ampliação da carga horária mínima de 2.400 horas para 3000, e também prevê menos aulas expositivas, para que o estudante possa trabalhar em projetos, oficinas e atividades práticas. De acordo com Marcos Raggazzi, professor e diretor executivo de unidades escolares do Grupo Bernoulli Educação, existem dois tipos de realidade no Brasil, quais devem ser levados em consideração.

“Quando o aluno vai para a escola e fica mais tempo lá isso pode agregar muito valor a ele se a escola tem condições plenas de oferecer disciplinas para eles que desenvolvam. Agora existem escolas – e isso é uma crítica que se fez ao novo modelo do ensino médio – que são precárias em termos de professores e de instalações, e essas 200 horas a mais invisibilizaria a presença do aluno ou faria o seguinte: a educação já era ruim, e agora o aluno fica mais tempo na escola, tendo mais tempo de educação ruim” comenta o professor.

“Quando nós pegamos os modelos educacionais no mundo afora, os modelos mais modernos e mais eficientes são os modelos em que os alunos estão mais tempo na escola. Só que esse mais tempo na escola, é mais tempo de qualidade” conclui Raggazzi

Foto: Reprodução/MEC

Tags: