Adelson Carvalho conversou na manhã desta terça-feira (26) com Wallison Tum, que é Secretário de Agricultura da Bahia e falou sobre a produção agrícola nos diversos âmbitos do agronegócio
Líder nacional na produção de banana, coco, manga, mamão e maracujá, a Bahia é o terceiro maior produtor de melancia e limão, destacando-se também na produção de uvas, cacau, café e feijão. Além disso, é o 2º maior produtor nacional de frutas frescas e o 3º maior exportador.
“A Bahia é sem dúvida referência na agricultura, não só na agricultura, no agronegócio que corresponde a 30% do nosso PIB. Nós temos uma região muito rica, né?! Uma região que todos os anos supera a produção que já existe, que é a região do oeste baiano, nós nos destacamos na soja, no algodão, no milho.” destaca o secretário.
O E-agro é o parceiro digital do produtor rural, uma plataforma que disponibiliza crédito de forma rápida e segura.
“E a Bahia tem esse modelo de incentivo ao produtor para que ele faça investimentos, então, nós temos o Fundo E-agro, que é uma referência brasileira e outros estados estão nos procurando para entender um pouco como funciona, tem o PRODEAGRO que são incentivos fiscais que o governo do estado dá para investimentos na agricultura.” disse Tum.
Wallison Tum explica que o Brasil é um grande exportador de uvas, sendo os principais clientes, os estadunidenses e europeus. Porém, o novo desafio é transportar as uvas até a China, “Nós temos na Bahia já várias vinícolas, a Bahia está se consolidando muito nesse mercado, que é um mercado muito exigente.” conta.
O Secretário de agricultura ressalta que o setor de agricultura é um grande gerador de empregos, que há oportunidade de empregos nos interior, tendo uma deficiência na capacidade produtiva por falta de mão de obra qualificada. “No interior, o agro tem emprego, então, quem puder fazer cursos de qualificação, invista no agro porque o agro precisa de mão de obra.” apela Wallison Tum.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: