Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Entrevistas Política Programas Rádio Sociedade

“O governo federal está fazendo uma chantagem”, avalia Félix Mendonça Júnior sobre PEC dos Precatórios

Assunto em evidência nos últimos dias, a  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios vem sendo alvo de polêmicas e discussões na política brasileira. No entanto, apesar de bastante divulgada na mídia, o tema ainda causa certa dúvida na população quanto ao seu significado.

O que são precatórios?

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), precatórios são dívidas de pessoas físicas e jurídicas, expedidas pelo Judiciário para cobrar municípios, estados ou da União.

Previsto na Constituição Federal, o pagamento é realizado por ordem de prioridades, considerando débitos de natureza alimentar para titular de 60 anos, portadores de natureza grave ou pessoas com deficiência e a ordem cronológica de apresentação dos precatórios.

A votação da PEC dos Precatórios tem como objetivo adiar o pagamento das dívidas para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil, programa anunciado pelo governo para suceder o Bolsa Família.

Em entrevista a Rádio Sociedade, na manhã desta segunda-feira (8), o presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Félix Mendonça Júnior avaliou os impactos da votação.

Conforme o deputado federal, uma reunião está agendada com a executiva nacional do partido, composta pelo diretório nacional, junto com os deputados, para esta terça-feira (9), antes da votação do 2° turno, onde serão ajustados os caminhos que o partido pretende seguir na decisão.

Dos 24 deputados do PDT, 15 votaram a favor da medida, segundo recomendação do partido. Segundo Mendonça, a reunião tem como objetivo mostrar que o governo federal possui recursos para custear o programa sem precisar da prorrogação no pagamento dos precatórios.

Para o presidente do partido no estado, o governo federal está fazendo uma “chantagem com o pagamento dos precatórios”, condicionando o pagamento do Auxílio Brasil somente em caso de aprovação da proposta.

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143