Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador SAÚDE

“O risco de mortalidade é maior que nas mulheres”, diz especialista sobre câncer de mama

O mês de outubro costuma marcar o movimento que estimula a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Embora a campanha seja voltada ao combate do câncer de mama entre as mulheres, a patologia não atinge exclusivamente este grupo. Sim, homens também podem ter câncer de mama.

Os homens também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos em uma proporção menor. Dos casos de câncer de mama, 1% é masculino. Ou seja, para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico

Para falar mais sobre o tema, a Rádio Sociedade entrevistou nesta quarta-feira (13), a médica oncologista e presidente da Seccional Bahia da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Renata Cangussu.

Na ocasião, a especialista alertou sobre os riscos da não detecção precoce da doença, que costuma não apresentar sintomas aparentes tanto entre mulheres como em homens. Entretanto, as mulheres costumam realizar acompanhamento periódico.

“Justamente por ser diagnosticado na fase tardia, o homem demora para procurar assistência, a mulher às vezes demora a procurar por medo. Já o homem, na maioria das vezes, demora a procurar tratamento por falta de conhecimento de que pode ser um câncer de mama. Então, o risco de mortalidade é maior que nas mulheres.”, disse.

Por se tratar de um câncer raro entre homens, não existe indicação de rastreamento sistemático. A orientação é que os homens observem os seus corpos, as possíveis alterações e realizem o autoexame.

Além disso, “existe preconceito. Esse é outro motivo que faz com que os homens procurem menos o atendimento. Todo homem tem tecido mamário. Então, por ter tecido mamário, ele tem risco de ter câncer de mama. Vale lembrar que no homem a chance de ser hereditário é ainda maior, que nas mulheres”, finalizou a médica.

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143