O jornal The Guardian, um jornal diário nacional britânico, publicou no dia 5 de setembro deste ano uma reportagem sobre a repatriação de cerca de 750 peças produzidas por artistas da Bahia, Pernambuco, Ceará e estou estados do Nordeste. A coleção será repatriada a partir do ano que vem e incorporada ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador.
As obras fazem parte de uma coleção pertencente à artistas autodidatas, predominantemente negros e composta por esculturas, trajes, pinturas, gravuras, brinquedos e diversos outros itens. As peças foram inicialmente adquiridas a partir do ano de 1990 durante viagem à Bahia pela historiadora Marion Jackson e a artista Barbara Cervenka. As duas colecionadoras mantinhas as peças em exposição em museus pelo Estados Unidos e Canadá há cerca de 30 anos e estão doando o acervo.
De acordo com a reportagem, a doação faz parte de um movimento global para devolução do patrimônio cultural aos seus lugares de origem e o retorno dessas obras à Bahia possui um significado simbólico profundo e o acervo reflete a riqueza cultural e da arte popular do Nordeste. Jamile Coelho, diretora do Muncab, explicou na reportagem que “essas obras foram adquiridas legalmente e retornam ao Brasil em um gesto de respeito e reconhecimento de sua importância cultural”
Uma equipe do museu irá a Detroit, nos Estados Unidos, estudar a melhor logística possível para o traslado até Salvador.