Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Notícias Salvador SAÚDE

Obstrução Intestinal; saiba identificar os sintomas e tratamentos

A Obstrução intestinal é uma interferência no intestino que impede que alimentos, líquidos, secreções digestivas e gases sigam seu trajeto habitual. A obstrução pode aparecer no intestino delgado (duodeno) e no intestino grosso, podendo ser parcial ou completa.

As obstruções parciais, geralmente, não precisam de intervenção cirúrgica, mas as obstruções completas, geralmente, precisam. As obstruções aumentam a pressão dentro do intestino e provocam riscos de graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal.

Em entrevista a Rádio Sociedade, na manhã desta segunda-feira (17) o gastroenterologista e coordenador científico, Rodrigo Felipe, ressaltou sobre a importância de diagnosticar os sintomas da doenças, e como tratar a mesma.

Sintomas

O especialista ainda afirmou que, “O sintoma mais comum da obstrução intestinal é a impossibilidade de eliminação de fezes e gases” (se a obstrução for parcial, é possível que haja a eliminação de gases). “No entanto, outros sintomas podem aparecer, como inchaço exagerado da barriga, diminuição do apetite, dores abdominais em cólicas e intensas, náuseas e vômitos. A intensidade desses sintomas varia de acordo com a causa e gravidade da obstrução”, explica.   

Tratamento

Obstrução intestinal tem cura e o tratamento varia de acordo com a causa, local e gravidade da obstrução. O tratamento, no caso de uma obstrução parcial leve, é feito através da administração de líquidos na veia ou até por meio de uma sonda que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão. Além disso, o paciente deve ficar em jejum até que o problema seja resolvido.

Nos casos mais graves, é necessária a intervenção cirúrgica para desobstruir o intestino. Qualquer tipo de tratamento da obstrução intestinal deve ser realizado no hospital para evitar complicações.

Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Tags:

Leia também