Digite sua busca

 

 

Bahia Diversos Notícias em destaque Salvador Trânsito

Ônibus elétricos passam a circular hoje (29) em Salvador e região metropolitana

O governador do estado, Rui Costa, participou nesta quinta-feira (29) da viagem teste do projeto-piloto de ônibus 100% elétrico movido a bateria de fosfato ferro-lítio, que, contemplará a população do subúrbio ferroviário e região metropolitana de Salvador.

A nova frota passa a circular a partir de hoje (29) fazendo o trajeto da Ilha de São João/Estação de Transbordo de Pirajá e contará com cinco veículos não poluentes, equipados com ar-condicionado e com capacidade de transportar até 33 pessoas sentadas e 41 passageiros em pé; os ônibus possuem 250 km de autonomia, o que possibilita transitar durante todo o dia, retornando para a garagem à noite, período em que eles são recarregados para retomar as suas atividades na manhã seguinte. Nesta quinta -feira, apenas dois veículos estarão em circulação.

De acordo com Rui, os novos coletivos garantirão o conforto e preservação da saúde dos motoristas e usuários do sistema e acrescentou dizendo, que, os gases poluentes emitidos na atmosfera agravam ainda mais o quadro das pessoas que são vítimas de doenças respiratórias.

“(…) é pela saúde dos motoristas e dos passageiros. Eu diria que pelo conforto acústico, pelo conforto auditivo, pois é um completo silêncio, então, o motorista também não tem motor, não tem calor, não tem, barulho, não tem marcha (…) que causa um problema de esforço repetitivo no braço e é bom para o meio ambiente. As principais cidades do mundo, os principais lugares do mundo estão fazendo esta substituição do transporte a diesel por ônibus alternativos”, declarou o governador.

Ainda segundo o chefe do executivo estadual, a intenção do governo é realizar renúncia fiscal e incentivo fiscal para viabilizar a condição por parte dos prestadores dos serviços de ônibus metropolitano e intermunicipal.

“Este aqui [coletivo inaugurado nesta manhã] que a gente andou é a versão urbana, para fazer dentro das cidades e região metropolitana e tem versão para fazer intermunicipal, que é aquela versão mais completa, que é para fazer, por exemplo, Salvador-Feira de Santana”, finalizou.

Foto: Adriana Planzo|Rádio Sociedade

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X