Operação desarticula ‘cartel’ de empresas que prestam serviço para o Detran

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), uma ação conjunta com equipes da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A operação batizada como Cartel Forte’ cumpre mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão no município de Lauro de Freitas e na capital baiana contra esquema criminoso formado por empresários do ramo de estampamento de placas veiculares.
De acordo com o MP, o esquema fraudulento já dura mais de 30 anos no estado. Os investigados são acusadas de formação de cartel e constituição de empresas ‘laranjas’ em nome de familiares.
Os membros dessa organização criminosa atuavam como uma espécie de cartel, modalidade que tem como princípio básico a exclusão de outros participantes no ramo e a transferência/rateio de ganhos entre os membros do conluio e costumavam cobrar uma quantia considerável a empresários interessados em credenciar suas empresas no ramo de estampamento.
Os mandados estão sendo cumpridos na sede da Associação Baiana de Estampadores de Placas Veiculares, situada no Shopping da Bahia e mais 12 empresas do ramo que atuam no Detran, além das residências dos investigados.
Foto: Divulgação|MP-BA