Digite sua busca

 

 

Bahia Justiça Notícias Notícias em destaque Polícia

Operação Faroeste: MPF apresenta nova denúncia contra Maurício Barbosa e mais 15 pessoas

O Ministério Público Federal (MPF) informou, nesta segunda-feira (5), que apresentou nova denúncia contra o ex-secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), Maurício Barbosa, e outras 15 pessoas na Operação Faroeste, que investiga um suposto esquema de vendas de sentenças ligadas a grilagem de terras no oeste da Bahia.

Entre os denunciados, estão cinco desembargadores e uma promotora. Agora, os 16 são acusados de crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além de Maurício Barbosa, a lista de investigados incluem os desembargadores Maria do Socorro Barreto, Gesivaldo Nascimento Britto e José Olegário Monção Caldas, os juízes de Direito Sérgio Humberto e Marivalda Moutinho, os advogados Márcio Duarte, João Novais, Geciane Maturino dos Santos e Aristóteles Moreira, a promotora Ediene Santos Lousado e a delegada Gabriela Macedo.

A denúncia foi encaminhada para o ministro Og Fernandes, relator do caso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), na sexta-feira (2). No documento, a subprocuradora-geral Lindôra Araújo defende que sejam mantidas as prisões preventivas e medidas alternativas à prisão que foram determinadas aos suspeitos.

O MPF ainda pede que eles percam suas funções públicas e os valores que vieram dos crimes (pelo menos R$ 8,7 milhões, que devem ser acrescidos de correções legais). Além disso, foi pedido que os denunciados sejam obrigados a pagar indenização de R$ 10 milhões, por danos morais coletivos, visto que os prejuízos decorrentes dos crimes de corrupção e de lavagem de capitais causam descrédito do mais elevado órgão do Poder Judiciário local perante a sociedade.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143