Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador

Outubro Rosa: Especialista destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento conhecido como Outubro Rosa é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Nesta quarta-feira (13), a Rádio Sociedade recebe a médica oncologista Clarissa Mathias para falar sobre a importância do autoexame e detecção precoce.

“O rastreamento identifica a doença precocemente e faz com que a mulher possa ser operada, muitas vezes ela nem precisa de quimioterapia. Se a doença for diagnosticada em um estágio mais avançado, por exemplo, quando existe metástase, pode até não ter cura para aquela doença, apenas o controle”, contou.

De acordo com a especialista, existem vários tipos câncer de mama e eles se manifestam de formas diferentes no organismo.

Durante a entrevista, Clarissa destacou que a doença pode ser evitada com a adoção de métodos de vida saudáveis, como controle de peso, evitar a ingestão de álcool, manutenção de uma alimentação equilibrada, além do controle hormonal.

Ainda segundo a médica, o acesso aos exames diagnósticos ainda é um impasse, mas a oferta tem crescido bastante.

Na ocasião, Mathias revelou preocupação com a procura pelo serviço, sobretudo, no ano de 2020, no início da pandemia, quando a procura diminuiu exponencialmente, chegando a 50%.

“É importante que as mulheres procurem. Hoje existe um serviço de saúde baseado nas UPAs. A mulher tem que procurar para um serviço de bairro para poder ser encaminhada para realização destes exames”, finalizou.

Foto: Divulgação

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143