Digite sua busca

 

 

Salvador SAÚDE

Outubro Rosa: Exames de mamografia são distribuídos gratuitamente em Salvador

O Outubro Rosa marca a campanha anual realizada para alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. O diagnóstico precoce possibilita a redução da gravidade da doença, aumentando as possibilidades de cura. Para que isso ocorra o mais cedo possível, a Prefeitura assinou contrato com 15 locais para a realização de mamografias gratuitas durante todo este mês.

Para agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG. Alguns hospitais e clinicas estão entre as localidades selecionadas, entre eles: hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clinica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev.

A realização do autoexame também aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e, para isso, basta que a pessoa em pé, em frente ao espelho, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.

Óbitos – Em Salvador, o câncer de mama já vitimou 178 mulheres de janeiro a setembro de 2020. O número representa uma redução em 35% na quantidade de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença.

Foto: Reprodução

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X