Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

UPAs dos Barris e Pernambués registram lotação

Manifestantes bloquearam, na manhã desta segunda-feira (13), a Avenida Vale dos Barris, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Salvador. O grupo protestou por mais vagas de atendimento no local, que registrou uma lotação de pacientes. Alguns chegaram a precisar esperar deitados em bancos do lado de fora da unidade.

Além disso, algumas pessoas chegaram nas primeiras horas do dia na UPA, mas não encontraram mais vagas para atendimento.

UPA de Pernambués lotada. Foto: Ouvinte Rádio Sociedade

A manifestação causou congestionamento na via, sentido Avenida Centenário, já que o grupo não permitiu a passagem de carros e motos. O protesto foi realizado por pacientes e pelos acompanhantes.

A UPA dos Barris não é a única que sofre com problemas. A unidade de Pronto Atendimento do bairro de Pernambués também contou com o registro de pacientes reclamando sobre a demora dos atendimentos.

Sobre o caso, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que a unidade está com atendimento restrito porque há pacientes nos leitos aguardando vaga via regulação. “O alto volume de procura tornou a admissão mais lenta para novos pacientes com o perfil de classificação azul e verde, ou seja, com quadro clínico considerado leve que poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde”, afirma, em nota.

Apesar dos problemas, a SMS alegou que o PA está contando com a equipe de médicos completa nos plantões, com dois clínicos e dois pediatras. Além disso, na nota, afirmam que “os indivíduos identificados com estado mais grave são atendidos de imediato na unidade de emergência”.

O Sociedade Online entrou em contato com a secretaria para um posicionamento sobre a UPA de Barris, mas nada foi respondido.

Vídeo: Ouvinte Rádio Sociedade

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou as unidades básicas de saúde onde pode ser feita a testagem para Covid-19. Confira:

Centro Histórico
UBS 19º CS Pelourinho
UBS Péricles Esteves Cardoso
UBS Santo Antônio

Itapagipe
USF Joanes Leste
UBS Virgílio de Carvalho
UBS Ministro Alkimin

São Caetano / Valéria
USF Nossa Senhora de Guadalupe – Alto do Peru
USF San Martim II
USF Boa Vista do Lobato
USF Deputado Luiz Braga

Liberdade
USF Santa Mônica
USF San Martim I
USF IAPI

Brotas
USF Candeal Pequeno
USF Mário Andréa – 14º CS

Barra / Rio Vermelho
USF Professor Sabino Silva
USF Ivone Silveira – Calabar

Boca do Rio

UBS César de Araújo
USF Curralinho
USF Parque São Cristóvão

Itapuã
USF Vila Verde
USF CEASA I e II
USF São Cristóvão
USF KM 17

Cabula / Beiru
UBS Eunísio Teixeira
UBS Calabetão
Pau da Lima
UBS Dra. Cecy Andrade
USF Canabrava

Subúrbio Ferroviário
USF Ilha Amarela
USF Rio Sena
USF Bate Coração
USF Vila Fraternidade

Cajazeiras
USF Yolanda Pires
USF Cajazeiras – Jaguaripe I
USF Fazenda Grande III

Foto: Divulgação

Tags:

Leia também