O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira (4) que o pacote de revisão de gastos públicos obrigatórios será anunciado ainda esta semana. De acordo com Haddad, o governo está preparado para apresentar as medidas, aguardando apenas a finalização de alguns detalhes técnicos e jurídicos antes de enviar o pacote ao Congresso.
A decisão de adiar uma viagem à Europa foi tomada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que priorizou as discussões sobre a revisão de gastos. Haddad destacou que o presidente não quis desmarcar reuniões já agendadas e que, durante um encontro no Palácio do Planalto, foram avaliadas ações do G20, presidido pelo Brasil. O ministro acredita que as medidas de corte de gastos estarão finalizadas em breve, pois as definições no Ministério da Fazenda estão bem adiantadas.
O adiamento da viagem e a expectativa em torno do pacote trouxeram um respiro ao mercado financeiro, que reagiu positivamente. O dólar caiu de R$ 5,87 para R$ 5,77, enquanto a bolsa de valores registrou uma alta de 1,7%. As reuniões de Haddad com outros ministros e com Lula têm como objetivo discutir e finalizar os detalhes das medidas, que foram solicitadas pelo presidente durante o fim de semana.