Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Pandemia: Bruno Reis anuncia novas bases do Samu e uso de aparelhos de ultrassonografia em ambulâncias

Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (17), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a implantação de três bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a compra de 12 aparelhos de ultrassonografia, que serão usados em pacientes com Covid-19, dentro das ambulâncias.

De acordo com Bruno Reis, os pontos de apoio ficarão na Arena Fonte Nova, no Hospital Salvador e no Pronto Atendimento do Marback, no Imbuí. Devido ao aumento do número de bases, agora Salvador conta com 17 bases de apoio.

O prefeito comentou ainda que o aumento de bases de apoio vai contribuir para a diminuição no tempo de deslocamento das ambulâncias pela cidade.

“Estamos praticamente cobrindo toda a cidade, e seguimos contratando profissionais para o Samu. A prefeitura vem ampliando esse serviço porque não adianta você ter o leito nas UPAs se não conseguir trazer ou levar o paciente”, disse.

Bruno Reis também explicou que os aparelhos de ultrassonografia foram comprados para contribuir no atendimento aos pacientes com quadros graves da doença.

“A ultrassonografia, a imagem do pulmão, vai permitir por exemplo identificar se ele já tem um comprometimento, se já há uma inflamação. Ele também poderá ser usado nas outras ocorrências que temos, como acidentes de trânsito, que provocam hemorragias internas”.

Durante a entrevista, o gestor disse ainda que a capital baiana não está livre do colapso no sistema de Saúde. Porém, apesar de não descartar a chance, ele contou que acredita na capacidade das medidas restritivas e o toque de recolher reduzirem o número de infectados e internados.

“Ninguém pode dizer que não terá. Eles ainda não repercutiram na UPA, no sistema de saúde, nossa expectativa é que vai repercutir, com menos gente infectada, isso vai demandar menos do sistema de saúde”, disse.

O prefeito também condicionou o elevado número de pessoas nas UPAs devido o aparecimento de novas variantes e cepas. Na manhã desta hoje, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, comentou que a quantidade de adultos e jovens são maioria entre os internados com o coronavirus, em Salvador.

“Hoje temos uma maioria de adultos internados. Isso é por conta das novas variantes, novas cepas. Isso vai refletir nas UPAs, isso mostra que as medidas estão dando certo, a pressão vai diminuir. Isso pode dar certeza que estamos livres do colapso, não? Números não param de crescer e estamos sobrevivendo ampliando leitos. Podemos dizer que passamos o pior momento? Ainda não”, afirmou Bruno Reis.

Foto: Reprodução

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143