Digite sua busca

 

 

Bahia Entrevistas Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque Rádio Sociedade Salvador

Pandemia: descarte do lixo doméstico cresceu cerca de 25% no Brasil, diz Abrelpe

Por conta da pandemia, muitas pessoas precisaram ficar em casa para e realizar as suas demandas. Com isso, o acúmulo de resíduos domésticos cresceu muito durante a quarentena, mas é preciso tomar cuidado com o descarte do lixo.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), estima-se que houve um aumento de 15% a 25% na quantidade de resíduos dentro das casas durante este período de isolamento. Já os lixos hospitalares, o aumento foi 10 a 20 vezes.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que o descarte incorreto destes resíduos podem resultar em doenças e prejuízos significativos no âmbito ecológico e social. Foi pensando nisso que a SOLOS  – startup baiana, criou o primeiro serviço delivery pós consumo de Salvador.

Em entrevista ao programa Balanço Geral da Rádio Sociedade da Bahia, realizada na manhã de hoje (22), a sócia co-fundadora  do SOLOS, Saville Alves, contou um pouco sobre como funciona o projeto lançado este mês que recebeu o nome de Roda-Delivery.

“A gente percebeu que principalmente agora no período da pandemia, o volume de resíduos domésticos aumentou bastante. Não só por conta das embalagens por conta dos deliverys, mas porque estamos consumindo mais dentro de casa. Então a gente viu uma oportunidade de aproveitar que as pessoas estão mais familiarizadas com o digital e utilizar esta ferramenta para elas fazerem o descarte do que é descartável”, ressalta.

Com o objetivo de causar menos impacto ao meio ambiente, o Roda-Delivery busca coletar estes resíduos com bicicletas que evitam a emissão de gases e tem como objetivo torna-lo acessível e democrático.

“A nossa coleta é feita com triciclos, com zero emissão de carbono. Além disso, existe a micrologística, onde a gente coloca ponto nas regiões para que essas bicicletas façam a retirada na casa das pessoas ou estabelecimentos comerciais e levem até uma base que fica próxima”, disse.

Inicialmente, o projeto beneficia somente o bairro do Rio Vermelho e tem como foco atender às demandas de residências e estabelecimentos comerciais da redondeza, como bares e restaurantes.

Os interessados podem acessar a plataforma online que está na página do Instagram da SOLOS ou entrar em contato com o whatsapp (71) 98611-7004 e fazer o agendamento para entregar ou solicitar o delivery. Os resíduos precisam estar higienizados e secos.

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143