Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Parede de loja atingida por incêndio corre risco de desabar; bombeiros, Codesal e Coelba estão no local

Uma parede de quase nove metros de altura da loja de autopeças Vasco Imports, localizada na Rua Sergio de Carvalho, na esquina com a Vasco da Gama, entrada do Vale da Muriçoca, em Salvador, corre o risco de desabar. O estabelecimento foi atingido por um incêndio por volta de 5h30 da madrugada desta segunda-feira (27). A causa das chamas ainda é desconhecida.

Um engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local e fez uma solicitação ao órgão por causa da parede que, conforme ele, está “sob risco de desabamento iminente”. “Eu solicitei da Guarda Municipal um apoio para, junto à polícia, coibir a passagem de pessoas de forma total enquanto o incêndio não for debelado de forma total. Ela [a parede] pode cair e os escombros atingir pessoas”, disse. A via já está interditada e veículos não estão passando.

De acordo com a Major Lutiane Matos, do Corpo de Bombeiros, foi verificado pelos profissionais que é um local de grande queima de combustível e de material de queima livre e por isso foram deslocados esforços e outras viaturas para poder conter essa situação. “A gente isolou as duas laterais para incêndio não passar para a marmoraria nem para o depósito de material reciclável. Do lado direito tem também uma residência e uma oficina. Nós isolamos toda área”, informou.

Segundo ela, as equipes do corpo de bombeiros estão fazendo um rodízio para conseguir controlar as chamas. “Nós estamos trazendo todos os equipamentos e viaturas necessárias”. Ela explicou que tem um fio de alta tensão e, por isso, não estão utilizando a escada para auxiliar no controle do incêndio. Além disso, a Coelba, que já está no local, precisa de um caminhão específico para poder isolar. “Pode ter o risco de choque elétrico. Se esse fio for cortado de qualquer forma pode faltar energia inclusive no HGE [Hospital Geral do Estado]”.

A major informou ainda que só conseguiu debelar parte das chamas por um acesso que tem nos fundos da loja. “A gente está contendo o fogo principal agora, mantendo controle externo”.

Em nota, a Neoenergia Coelba esclareceu que não houve danos à rede elétrica. “Para garantir a continuidade do fornecimento de energia na região, foi realizada a transferia de cargas, a partir de manobras do Centro de Operações Integradas da concessionária. Apenas o trecho em frente ao imóvel será desligado, para garantir a segurança no trabalho do corpo de bombeiros”, completa a Coelba.

Funcionário da loja há oito anos, Everton Santos falou que a situação é “inexplicável”. “Não tenho nem palavras para dizer, só lamentar. São várias famílias afetadas. Agora, só pedir a Deus proteção e o livramento de não ter ninguém lá dentro, só isso”, disse, em entrevista ao Sociedade Online. Everton afirmou ainda não ter ideia do que poderia ter causado as chamas. “Desci do ônibus e vi agora. Estou tão surpreso quanto vocês”.

A dona da loja de mármore ao lado da Vasco Import, Janaia Lobo, também conversou com o Sociedade Onlinbe. Ela revelou que o incêndio “comprometeu totalmente” o estabelecimento dela “porque as paredes que pegaram fogo caíram em cima da loja”.

“Estamos aguardando para ver se comprometeu a [loja] de baixo, mas as de cima estão todas comprometidas. Aqui é uma área que vivem famílias que vivem aqui há 60 anos, ninguém aqui é comerciante novo, são comerciantes que têm muito tempo aqui. Estamos aguardando para saber o grau de comprometimento”, completou.

Segundo a Major Lutiane Matos, a causa do incêndio vai ser apurada pela perícia.

Foto: Cris Canbui / Sociedade Online

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143