Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Passageiros com Covid-19 sairão do navio ancorado em Salvador

Os passageiros infectados com Covid-19 que estão no navio Costa Diadema, o qual está atracado no porto de Salvador desde a manhã de quinta-feira (30), sairão do cruzeiro e serão levados para um hotel da capital baiana. No total, são 68 casos de coronavírus no navio.

Agora a pouco chegou ao Terminal Náutico de Salvador um ônibus executivo e duas vans com os motoristas vestidos com roupas específicas que veda todo o corpo com luvas e botas adequadas para evitar contaminação da Covid-19.

De acordo com a informação passada ao Sociedade Online por esses profissionais, as pessoas sairão do navio e serão levadas para um hotel de Salvador. Não foi revelado qual é o hotel. No momento, os passageiros permanecem no Costa Diadema.

Por causa da grande movimentação no local, a logística de transporte foi modificada e a saída dos passageiros não vai ser mais pelo terminal. O jornalismo da Rádio Sociedade apurou que o embarque será dentro do porto, para não chamar a atenção das pessoas.

Foto: Rogério Alves / Rádio Sociedade

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que a Anvisa e a Vigilância Sanitária estão no navio fechando os protocolos e relatórios finais. “A secretaria está aguardando a Anvisa decidir os passageiros e tripulantes que serão liberados, os que vão seguir em quarentena, e para onde serão encaminhadas essas pessoas”.

Um dos passageiros da embarcação, que preferiu não se identificar, disse ao Sociedade Online que a rotina dentro do navio foi alterada, apesar das áreas exteriores estarem da mesma forma – com uso de máscara obrigatório e distanciamento, que ocorre na maior parte, exceto nas piscinas e bares –, a parte interior está com várias áreas fechadas, como a academia, área de criança, Spa e teatro.

“Ontem à noite ouve o anuncio de que a Anvisa já havia emitido relatório e que a Costa estava revisando antes de tomar qualquer providencia, mas a Costa já anunciou que a viagem vai ser suspensa. Não disse ainda se e quando retornara para Santos, mas certamente não desembarcará em Salvador”, disse.

Conforme o relato, os passageiros estão tranquilos. “Não há detalhes dos casos positivos, tudo que sabemos vem de fora através da mídia”, completou.

É importante pontuar que o navio estava embargado no litoral paulista porque foi descoberto um surto de Covid-19 e ainda não se sabe quem autorizou a saída do cruzeiro de São Paulo para ancorar na Bahia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou, na quinta-feira (30), 68 casos de coronavírus no navio, sendo 56 entre tripulantes e os outros 12 entre passageiros. O embarque e desembarque de viajantes estava proibido até que a investigação do surto de Covid-19 fosse finalizada.

A equipe de reportagem da Rádio Sociedade está no porto de Salvador acompanhando a situação. Mais atualizações em instantes.

Vídeo feito pelo repórter Rogério Alves:

Foto: Rogério Alves / Rádio Sociedade

Tags: