Começou nesta segunda-feira (30) o pagamento do programa Pé-de-Meia e segue até 7 de outubro, destinado a alunos do ensino médio da rede pública. Nesta edição, o programa inclui, pela primeira vez, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, pela segunda vez, um milhão de novos beneficiários que foram incluídos em agosto. Além disso, 2,7 milhões de alunos que já participavam do programa receberão a parcela.
O Pé-de-Meia funciona como uma poupança, visando evitar a evasão escolar e promover a permanência dos estudantes nas escolas. Para continuar recebendo o benefício, é necessário ter uma frequência mínima de 80% nas aulas. A Caixa Econômica Federal é responsável pela abertura das contas e pelos pagamentos, que podem ser consultados pelo aplicativo Jornada do Estudante. Os valores são depositados na conta poupança Caixa Tem, com pagamentos escalonados de acordo com o mês de nascimento do aluno.
O programa também oferece incentivos financeiros aos estudantes da EJA, incluindo um pagamento inicial de R$ 200 e um incentivo mensal de R$ 225, condicionado à frequência escolar. O Pé-de-Meia tem como objetivo democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social, estimando-se que a expansão recente elevará o número de beneficiados para quase 4 milhões de estudantes em todo o Brasil.