Digite sua busca

 

 

Debate Sociedade Entrevistas Notícias em destaque Podcast Rádio Sociedade SAÚDE

Pediatra destaca importância do aleitamento materno durante a pandemia

Durante este mês é celebrado o “Agosto Dourado”, campanha que promove a importância do aleitamento materno. Para conversar sobre a importância de amamentar mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, o programa Balanço Geral desta quinta-feira (13), recebeu a pediatra e presidente da sociedade baiana de pediatria, Dolores Fernandez.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade de crianças com até cinco anos. Além disso, a amamentação contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal, previne e reduz a probabilidade de doenças e promove o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

“O aleitamento tem essa grande característica que é a proteção do indivíduo com relação as doenças gerais que acontecem na infância”, declarou Fernandez. “Se a gente tem uma infância saudável que a criança não adoece, ela vai crescer saudável e vai se tornar um adulto saudável”.

Perguntada sobre a secagem do peito durante a amamentação, a pediatra relata que muitos fatores podem influenciar e que é preciso ouvir todo o contexto sob o qual a mulher está envolvida.

“A grande causa de elas não amamentarem é a falta de apoio efetivo que essas mulheres recebem. Porque amamentar não é só colocar no peito, tem toda uma técnica para acriança sugar melhor, declarou.

Durante a pandemia, Fernandez esclarece que as mães, mesmo infectadas pela covid-19, podem continuar amamentando, mas há de se adotar proteções adequadas.

“Máscara e lavagem de mãos são grandes aliados, são as grandes coisas que todos nós devemos fazer. Se tratando de mãe e bebê isso continua”, finaliza.

Ouça a entrevista completa:

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X