Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Pesquisa de urologista baiano sugere superioridade da cirurgia robótica na conservação da função erétil após remoção da próstata

Dois relevantes trabalhos de autoria do baiano Nilo Jorge Leão, urologista e coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) e chefe do serviço de urologia do Hospital Mater Dei e Municipal foram apresentados no Encontro Anual da Sociedade de Cirurgia Robótica 2022, que aconteceu em Orlando, na Flórida, no início deste mês.   

Um deste estudos demonstra a superioridade da cirurgia robótica na conservação da função erétil em pacientes que são submetidos ao procedimento de remoção da próstata, a chamada prostatectomia, auxiliada por robô.   

O trabalho conta com a participação de outros urologistas baianos: Dr Alexandre Ziomkowsky, WEndel Kruchevisky, João Estrela e Leonardo Calazans também são autores da pesquisa que compara 150 prostatectomias operadas com o auxílio do robô e outros 150 procedimentos videolaparoscópicos para tratamento do câncer de próstata, realizados pelo mesmo cirurgião, o Dr. Nilo Jorge, entre 2019 e 2020.

O urologista detalha a eficiência do procedimento realizado com o auxilio da tecnologia:

“Se, por um lado, o estudo demonstra que a preservação da função erétil após a retirada do tumor é superior na cirurgia robótica, por outro revela que a baixa incidência de complicações e a boa recuperação do controle urinário do paciente assemelham-se nas duas modalidades cirúrgicas”.

Foto: Reprodução

Tags:

Leia também