Pesquisa de urologista baiano sugere superioridade da cirurgia robótica na conservação da função erétil após remoção da próstata

Dois relevantes trabalhos de autoria do baiano Nilo Jorge Leão, urologista e coordenador do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR) e chefe do serviço de urologia do Hospital Mater Dei e Municipal foram apresentados no Encontro Anual da Sociedade de Cirurgia Robótica 2022, que aconteceu em Orlando, na Flórida, no início deste mês.
Um deste estudos demonstra a superioridade da cirurgia robótica na conservação da função erétil em pacientes que são submetidos ao procedimento de remoção da próstata, a chamada prostatectomia, auxiliada por robô.
O trabalho conta com a participação de outros urologistas baianos: Dr Alexandre Ziomkowsky, WEndel Kruchevisky, João Estrela e Leonardo Calazans também são autores da pesquisa que compara 150 prostatectomias operadas com o auxílio do robô e outros 150 procedimentos videolaparoscópicos para tratamento do câncer de próstata, realizados pelo mesmo cirurgião, o Dr. Nilo Jorge, entre 2019 e 2020.
O urologista detalha a eficiência do procedimento realizado com o auxilio da tecnologia:
“Se, por um lado, o estudo demonstra que a preservação da função erétil após a retirada do tumor é superior na cirurgia robótica, por outro revela que a baixa incidência de complicações e a boa recuperação do controle urinário do paciente assemelham-se nas duas modalidades cirúrgicas”.
Foto: Reprodução