Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Polícia

PF cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Jeremoabo (BA)

Em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Cucurbitum, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a benefícios da previdência social na Bahia e em outros estados do Brasil. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, todos na cidade de Jeremoabo, no norte do estado.

De acordo com a PF, o grupo criminoso criava pessoas fictícias, usando documentos falsos para obter benefícios previdenciários e assistenciais, em sua maioria de prestação continuada – BPC (benefício no valor de um salário mínimo, pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ou portadores de deficiência).

É estimado que o prejuízo com as fraudes realizadas pelo grupo supere os R$ 10 milhões, resultado de cerca 150 benefícios fraudados, que segundo a Polícia, com o avanço das investigações este número deve aumentar. Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros. As penas somadas podem chegar a mais de 25 anos de prisão.

Imagens: Reprodução / Polícia Federal