Digite sua busca

 

 

Eleições Notícias Notícias em destaque Podcast

[Podcast]: Série Eleições Municipais | A importância do mesário – Ep. 3

No terceiro episódio da série especial “Eleições Municipais”, da Rádio Sociedade, o destaque foi a importância da equipe de mesários para o processo eleitoral.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou 102 mil pessoas para atuarem na mesa receptora nas eleições municipais.

Exercendo a função há 14 anos, o rodoviário Iderlan Matos explica que tudo começou com o desejo de exercer a sua cidadania. Logo após, tomou paixão pela função.

“Antes eu pensava em fazer concurso, sabia que em caso de desempate, ser mesário ajudava (a desempatar). Hoje como eu trabalho, a cada um dia de trabalho como mesário ganho dois dias de folga”, declarou.

A pedagoga Iara Lima irá exercer o cargo de mesário voluntário pela primeira vez esse ano. Para ela, será uma maneira de viver uma nova experiência dentro do período eleitoral.

“Queria fazer a participação de um dos movimentos de direito de cidadania, queria ficar mais próxima dos candidatos que vão representar a nossa sociedade”, disse.

Apesar da pandemia, o número de mesários voluntários é quase três vezes mais que o solicitado pelo TSE. O especialista em direito eleitoral, Jaime Barreiros, destacou a importância do mesário.

“É um serviço essencial, sem o qual, não existe eleição. O mesário é responsável por toda a logística da votação, além de fazer a recepção”, destacou. “Em cada sessão eleitoral temos 4 mesários, e todas essas pessoas são essenciais para que a votação aconteça”, completou.

Confira na íntegra o terceiro episódio da série “Eleições Municipais”; a reportagem é de Rogério Alves:

Texto: Elias Alves
Podcast: Rogério Alves
Capa: Luiz Henrique

 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X