Digite sua busca

 

 

Eleições Notícias Notícias em destaque Podcast

[Podcast]: Série Eleições Municipais | Votando pela primeira vez – Ep. 4

Neste quarto e último episódio da série especial “Eleições Municipais”, da Rádio Sociedade, foi abordada a expectativa em torno da experiência das pessoas que vão exercer pela primeira vez o voto.

Faltando alguns dias para o momento decisivo da corrida eleitoral na capital baiana, o estudante Gabriel Almirante, 18 anos, retrata a ansiedade para sua primeira participação como eleitor, no pleito municipal deste ano.

“Eu estou muito ansioso para poder votar pela primeira vez, exercer minha cidadania, meu direito como cidadão, poder escolher um candidato que representa meus princípios, meus valores, minhas pautas cristãs. Então estou com bastante expectativa de fazer parte disso, e quem sabe ajudar meu candidato a ser eleito e me representar futuramente na prefeitura de Salvador e na Câmara de vereadores”, afirmou.

O jovem João Pedro, de 18 anos, confirma que já escolheu seus candidatos, sempre optando por postulantes honestos e alinhados com suas posições políticas, esclarecendo saber o peso e a importância do direito ao voto.

“Para mim, esse momento é muito importante, porque votar é exercer a cidadania, participar da democracia de maneira direta, e poder encontrar representantes que lutem pelos meus objetivos de futuro. Nessas eleições municipais, eu espero que os candidatos eleitos, trabalhem a favor dos mais necessitados, em especial para as pessoas da periferia, que necessitam de uma atenção, de um apoio maior da prefeitura”, disse o estudante.

Conversamos também com o professor Jayme Barreiros, analista Jurídico do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), onde ele afirma a importância de saber o histórico do candidato escolhido, enfatizando a relação entre vereador/partido.

“Primeiramente, conheça sobre os candidatos, saber qual é a história de cada um deles antes de escolher, buscar saber também em relação ao candidato à vereador principalmente, pois o voto no candidato a vereador, é um voto no partido”, afirmou o professor.

Este ano, devido aos protocolos de enfrentamento ao Covid-19 algumas recomendações para acesso as sessões eleitorais são necessárias, que além da identificação usando um documento oficial com foto, já que neste ano a biometria não poderá ser usada, o uso de máscara também é obrigatório, explica Jayme.

“No dia da eleição, o eleitor deverá se identificar, levando um documento oficial com foto, já que neste ano não teremos a biometria devido a pandemia do Covid-19. No aplicativo E-Titulo, o eleitor poderá está baixando no seu celular. O E-Título já tem a foto, e servirá como documento oficial, não necessitando levar outro documento. O eleitor também terá que usar máscara no dia da votação, já que é uma recomendação para preservar a saúde das pessoas. Então apenas pessoas com máscaras poderão ter acesso aos locais de votação”, esclarece.

“Além disso, teremos o horário ampliado, que normalmente iria de 8h às 17h, mas neste ano em especial, iniciaremos uma hora mais cedo, às 7h, justamente afim de diminuir o fluxo de pessoas no mesmo horário, evitando aglomerações. Sendo das 7h até as 10h preferencialmente para pessoas do grupo de risco”, completou o analista.

Confira na íntegra o quarto episódio da série Eleições Municipais; a reportagem é de Rogério Alves:

Texto: Luan Julião
Podcast: Rogério Alves
Capa: Luiz Henrique

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X