Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias em destaque Podcast SAÚDE

[Podcast]: Série Mulheres Incríveis | Tratamento e Cura – Ep. 3

A pernambucana Iris Cláudia de Souza, de 42 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2013. Desde então ela vem enfrentando o problema com muita força de vontade. Nesta série especial, Iris compartilha a sua história de vida com milhares de mulheres que enfrentam a angústia, aflição e medo após serem diagnosticadas com a doença.

“É complicado, mas não é o fim. Eu hoje ainda faço tratamento, mas a minha vida é uma vida normal. Eu fiz a reconstrução da mama e a vida segue. A gente consegue sim superar o câncer com muita alegria e felicidade de pois disso”, disse.

“Durante o processo vai haver momentos em que a pessoa vai ficar triste. Vai dizer: ‘por que comigo. Por que aconteceu? Eu não vou voltar mais a ser a mesma’. Mas vai sim. Com fé em Deus a gente consegue superar essa situação, superar a parte difícil do tratamento e viver uma vida normal novamente. Não desanime. É muito importante você estar com a mente positiva, pensamento positivo para vencer essa doença”, completou.

Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por 28% dos novos casos a cada ano. Mas o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, segundo explica a Dra. Daniela Rios, médica mastologista do Hospital São Rafael em Salvador (BA).

“Alguns estudos já mostram que hábitos de vida saudáveis como a não ingestão de bebida alcoólica, realização de atividade física e perda de peso – principalmente nas pacientes menopausadas – podem reduzir o risco de câncer de mama. Outra atitude que as mulheres podem ter, é justamente o diagnóstico precoce.   O que a gente quer alcançar com o diagnóstico precoce é fazer com que as mulheres cheguem mais cedo aos serviços de saúde. Se vierem a desenvolver o câncer de mama, que sejam identificados numa fase bem inicial. Numa fase que a gente chama de lesão pré maligna. Para que ela não venha desenvolver uma doença mais grave”, concluiu.

A redação de jornalismo da Rádio Sociedade entrou na campanha do Outubro Rosa e trouxe uma série de três reportagens mostrando histórias de superação de mulheres que venceram o câncer de mama. As matérias foram exibidas no Conexão Sociedade, que é exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 10h.

Confira neste Podcast, o terceiro episódio da reportagem especial ‘Mulheres Incríveis’:

Você pode acompanhar os demais episódios:

[Episódio 1] Superação

[Episódio 2] Autoestima

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X