Digite sua busca

 

 

Bahia Brasil Notícias Notícias em destaque SAÚDE

[Podcast]: Série Novembro Azul | A importância do exame preventivo – Ep. 3

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países, aponta o Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Entre os homens, o câncer de próstata aparece em segundo lugar no ranking em número de casos e desinformação e resistência figuram como as principais motivações para a não realização dos exames preventivos.

O terceiro episódio da série especial “Novembro Azul” é um alerta à população sobre a importância do exame preventivo e as chances de cura quando diagnosticados precocemente.

“Nós solicitamos a todos os homens acima dos 45 anos de idade que procurem um urologista para gente fazer um rastreio, a pesquisa, que consiste em fazer o exame de toque retal, que é uma prática que dura 10 segundos e nós vamos ver se existe alguma alteração sugestiva de problema na próstata”, declarou o médico urologista, Rogério Araújo.

Para o jornalista Tedson Souza, a indicação do exame precoce se deu em virtude do histórico familiar da doença – “Eu tive três tios que foram diagnosticados com câncer de próstata, na faixa de 60 e 70 anos e por conta disso, o médico aconselhou que eu fizesse antes dos 40 anos um PCA e deu tudo normal, foi tudo bem, tudo tranquilo e os meus tios quando tiveram o diagnóstico, que não foi um diagnóstico tardio, eles conseguiram tratar e hoje estão bem, curados da doença”.

Confira na íntegra o segundo episódio da série “Novembro Azul”; a reportagem é de Rogério Alves:

Texto: Camila Falcão
Podcast: Rogério Alves
Capa: Luiz Henrique

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X