Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Notícias em destaque Podcast

[Podcast]: Série Novembro Azul | Tratamento e combate ao câncer de próstata – Ep. 2

O segundo episódio da série especial “Novembro Azul”, aborda o tratamento e combate ao câncer de próstata. A reportagem serve para alertar os homens sobre a necessidade de prevenção e realização do diagnóstico da doença.

O baiano, Reinaldo Souza dos Santos, de 70 anos, falou sobre a sua luta no combate ao câncer de próstata – doença que ainda é tabu para boa parte dos homens brasileiros. O aposentado, que fazia o exame de toque, regularmente, desde os seus 45 anos, pede que os homens em caso de diagnóstico da comorbidade evitem o desespero e procurem tratamento de imediato.

“Descobri que estava com câncer de próstata em 2017, estou fazendo o tratamento, graças a Deus, no momento estou muito bem. Todo ano eu fazia o exame a partir dos 45 anos, e foi uma barra para descobrir, eu precisei fazer 2 biopsias para poder ser diagnosticado, quando foi detectado que eu estava com câncer, eu comecei a me cuidar”, disse.

“Eu digo a todos os homens igualmente a mim, que não se desespere, pois eu não perdi 1 segundo de sono a noite, encarei toda a realidade, já que eu sabia que estava com a doença, e fui procurar me cuidar, e é isso que todos devem fazer, se descobrirem não se desesperar, pedi bem a Deus pela vida dele e se cuidar, fazer o tratamento”, completou o entrevistado.

Quem também participou da entrevista foi o médico urologista, Rogerio Araújo, que falou sobre as causas e prevenção, já que os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) são alarmantes, ao revelar que dos 66 mil novos casos de câncer de próstata previsto para o pais neste ano, 6 mil estão na Bahia, sendo 1.090 em Salvador

Ainda de acordo com a entidade, quem tem mais de 65 anos é onze vezes mais propenso a desenvolver a doença do que pessoas com idade inferior. Isso se deve a fatores genéticos.

Doutor Rogério explica: “É uma raridade o câncer de próstata antes dos 40 anos de idade, e isso tem a ver com nossa carga genética. Todo homem quando nasce, tem propensão a ter diversos cânceres, ou seja, o câncer é uma reprodução, uma multiplicação anormal de células do organismo. O que acontece, até os 40 anos de idade nosso escudo imunológico consegue viver com isso, com o tempo, de acordo com a carga genética que recebemos, os fatores ambientais, a dieta principalmente, uma dieta rica em gordura animal faz com que o indivíduo tenha uma propensão maior, então o câncer de próstata começa por volta dos 40 – 45 anos, e acredita-se que todo homem que chegar a essa idade vai ter câncer de proposta, pois já nascemos com propensão a ter”.

A prevenção importante é alimentação, hábitos de vida saudável e fazer o rastreio precoce, mas tem a ver com carga genética, a perda das células que protegem o surgimento do próton congênito, que é um termo medico para a primeira célula cancerígena, já que temos celular de defesas que vamos perdendo com o tempo, e curiosamente a partir dos 40, 45 anos de idade, as células de proteção ao câncer de próstata ficam diminuídas e temos essa tendência”, concluiu sua declaração.

Confira na íntegra o segundo episódio da série “Novembro Azul”; a reportagem é de Rogério Alves:



Texto: Luan Julião
Podcast: Rogério Alves
Capa: Luiz Henrique

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X