Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador SAÚDE

Portos e aeroportos da Bahia passarão a ter pontos de testagem e vacinação contra Covid-19

Os portos e aeroportos da Bahia receberão pontos de testagem e de vacinação contra a Covid-19. A medida foi anunciada na manhã desta terça-feira (3) pela secretária estadual de Saúde, Tereza Paim.

A decisão foi tomada com o objetivo de prevenir novos casos da doença, já que houve a descoberta de uma nova variante, a ômicron, que possui 50 mutações e foi detectada pela primeira vez na África do Sul. Conforme Paim, a secretaria tem “provocado bastante a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)” para que o órgão norteie os programas e planejamentos de combate a possíveis novos infectados.

“Portos e aeroportos terão, aqui em Salvador principalmente, postos de vacinação. Vai que a pessoa que chegou, e está no dia da terceira dose? Está no dia da sua segunda dose? A gente vai incentivar essa pessoa a se vacinar. E vamos fazer testagem também”, informou.

A secretária ainda lembrou que, assim como as variantes anteriores, a ômicron também é detectável por teste RT-PCR, que é realizado através do swab nasal. “Mesmo essa variante, a ômicron, ela é detectável no teste de RT-PCR. Então, as pessoas podem sim ficar tranquilas, porque um teste, por enquanto, revela se a pessoa tem ou não a doença”. Os passageiros que forem detectados com a doença ou que estiverem voltando do continente africano, deverão passar 14 dias em quarentena.

De acordo com Paim, o Laboratório Central da Bahia segue com sequenciamento das amostras de exames de detecção da Covid-19, que realizam o rastreamento do vírus e podem alertar caso haja uma nova variante.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143