Estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 31 de dezembro para renegociar suas dívidas através do programa Desenrola Fies. Até o momento, mais de 350 mil contratos foram renegociados, e os interessados podem acessar os canais de atendimento da Caixa e do Banco do Brasil para realizar o processo.
Os beneficiários com contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023 podem solicitar a renegociação das dívidas. As condições variam conforme o tempo de inadimplência, mas os inscritos no Cadúnico têm direito a descontos de até 99%. Para os demais, os descontos podem alcançar 77%, e as dívidas podem ser parceladas em até 15 vezes.
O Fies é um programa do governo federal que oferece financiamento a juros baixos para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Destinado a quem não tem condições de pagar as mensalidades, o programa permite que os estudantes comecem a quitar a dívida após a conclusão do curso, com condições de parcelamento que variam conforme a renda. Para se candidatar, é necessário ter feito o Enem e atender a critérios de renda familiar.