O prefeito de São Francisco do Conde, Calmon (PP), afirmou durante entrevista ao Balanço Geral nesta sexta-feira (23) que a reforma tributária em discussão no país não trará benefícios para o município. Segundo ele, a proposta pode até agravar a situação financeira da cidade.
“É uma preocupação que muitos prefeitos estão tendo e é uma preocupação muito grande”, disse Calmon. Ele explicou que a reforma vai favorecer municípios que compram, e não os que vendem. “São Francisco do Conde vende praticamente tudo e não compra quase nada. Então, o imposto que antes ficava aqui no município passará para a cidade que compra o nosso produto”, completou.
O prefeito também citou que outros municípios, como Madre de Deus, já enfrentam dificuldades com a queda de receita e podem ser afetados de forma semelhante. Ele ressaltou que será necessária uma adaptação à nova legislação tributária, que só deve vigorar plenamente entre 2030 e 2032.
Para Calmon, a reforma evidencia a necessidade de planejamento e cautela na gestão financeira de cidades que dependem fortemente da arrecadação local de impostos sobre produção e comércio.