Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Serviço

Prefeitura de Barreiras apresenta ‘Programa Alimenta Brasil 2022’

Após confirmar a adesão ao Programa Alimenta Brasil (PAB), do Governo Federal, foram apresentados os detalhes do Programa em uma cerimônia realizada no auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas, na noite desta quarta-feira (30), onde o principal objetivo é incentivar a Agricultura Familiar e promover a sua inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, ao processamento e à industrialização de alimentos e geração de renda.

O evento promovido pela Prefeitura de Barreiras contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; da secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo; subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia; coordenadora do CRAS IV e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Machado; também dos vereadores Alcione Rodrigues; Valdimiro José e Yure Ramon ; além de Ivanildo Costa, representante técnico do PAB; Inácio dos Santos, engenheiro agrônomo e Moisés Borges, produtor da agricultura familiar da comunidade do Tatu.

Conforme apresentado pelo coordenador do PAB em Barreiras, Emerson Diego Pinheiro, o Programa Alimenta Brasil foi criado pela medida provisória 1.061 e convertida na Lei 14.284, de 29 de dezembro de 2021, sendo o novo programa de aquisição de alimentos, que substitui o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), tendo como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais.

Será por meio de dispensação de licitação, que o poder público poderá comprar os alimentos produzidos por esses agricultores e destinar às famílias em situação de insegurança alimentar, rede socioassistencial, escolas públicas, unidades de saúde, unidades de internação socioeducativas e prisionais, entre outras.

Segundo a secretária de Assistência Social, com essa adesão o município poderá comprar produtos naturais, orgânicos e processados.

“Essa é uma grande conquista, o município de Barreiras adere o Programa Alimenta Brasil na modalidade compra com doação simultânea, seguindo com esse cuidado e valorização do homem do campo. Agradecemos o empenho de toda equipe nessa conquista, de modo especial à Secretaria de Agricultura e Tecnologia, que tem sido uma ponte importante para a agricultura familiar através da assessoria técnica, horas máquina e distribuição de calcário nas comunidades da zona rural, já trabalhando de maneira pontual técnicas que vão desde o plantio até a colheita para consumo e venda desses produtos”, disse Karlúcia Macêdo.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento relata que incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar sempre foi um dos objetivos alcançados na Capital do Oeste.

“Hoje é um dia de especial para todos nós, sabemos da importância desse Programa para nossa cidade, já dentro do Programa Vale Produtivo a Prefeitura de Barreiras tem ofertado essa atenção ao homem do campo e agora com essa adesão daremos oportunidades da produção da agricultura familiar no mercado de trabalho, de maneira registrada e legalizada, reforçando esse objetivo de incentivar a produção local de produtos do campo. Essa inclusão sócio produtiva é uma realidade muito nobre em nosso município, tenho certeza que o Alimenta Brasil irá fortalecer ainda mais a participação positiva desses produtores”, pontuou Emerson Cardoso.

Com informações de Cheilla Gobi, correspondente da Rádio Sociedade em Barreiras.

Foto: Dircom/PMB

Tags:

Leia também