Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Serviço

Prefeitura de Eunápolis realiza ações de abordagem às pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS), tem realizado ações para o atendimento à população em situação de rua.

O foco do trabalho são os espaços públicos do centro da cidade. As ações desse tipo são realizadas de forma rotineira em diversos pontos da cidade e têm como objetivo apresentar a esse segmento da população os serviços ofertados pela Secretaria e que podem auxiliá-los, além de conferir a documentação e orientá-los de acordo com as necessidades.

O principal direcionamento é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde podem se alimentar, fazer higiene pessoal ou ainda utilizar qualquer um dos diversos serviços oferecidos.

A secretária Erinéia Torres explica que o município faz o atendimento com diversos profissionais para orientar à população de rua sobre os serviços disponíveis.

Segundo o gestor da Proteção Especial, Reinan Mota, a Prefeitura de Eunápolis oferece atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, advogados, enfermeiros, entre outros profissionais, sendo que a equipe de abordagem é responsável por indicar os serviços conforme a necessidade de cada usuário.

“Temos um Centro POP e um serviço de   acolhimento institucional de pessoas em situação de rua. Não podemos retirá-los das ruas de forma ostensiva, nosso trabalho é ofertar e orientar sobre os serviços disponíveis. Esse é o papel da política de assistência social”, explica.

O trabalho nas ruas tem caráter individual buscando fazer com que a pessoa em situação de rua aceite o atendimento e se integre à rede de proteção social do município.

“A abordagem social é um processo de trabalho planejado de aproximação, escuta e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de rua nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social”, explica a prefeita Cordélia Torres (União Brasil).

Solicitações

A população pode solicitar a abordagem social para atender casos de pessoas em situação de rua ou crianças em trabalho infantil, através dos contatos:

Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS): (73) 3261-4753

Conselho Tutelar: (73) 3281-6812

Casa de Acolhimento: (73) 3281-5962

Secretaria de Assistência Social: (73) 3281-5525.

Foto: Divulgação / Ascom Prefeitura de Eunápolis

Tags: