Digite sua busca

 

 

Bahia

Prefeitura de Ilhéus reforça serviço de combate ao avanço da maré em bairros da cidade

A prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, tem reforçado o serviço usado para conter o avanço da maré que atinge os bairros São Domingos e São Miguel, no litoral norte da cidade. Coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o trabalho vem sendo desenvolvido há dois meses e consiste na instalação de barreiras de pedras e utilização de bagwall e saco de náilon, com areia que funciona como quebra-mar e protege as áreas atingidas pela erosão costeira.

Junto à Marinha do Brasil, foram doados 130 bags e, nesta etapa, o município utilizou mais 40 caçambas, sendo que a última foi lançada na semana passada, quando, mais uma vez, o mar avançou sobre casas e cabanas, o que gerou protesto da comunidade.

O município decretou situação de emergência nas áreas, além da criação de um comitê deliberativo voltado ao monitoramento e controle do cenário. O comitê já realizou duas reuniões, a primeira com a participação de representantes do Executivo, da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e das localidades (Associação de Moradores do São Domingos e São Miguel, cabaneiros e proprietários de pousadas), e a segunda com representantes do Executivo, Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Codeba e das localidades assistidas.

Foto: Reprodução/O Tabuleiro

Com informações de Silmara Sousa, correspondente a serviço da Rádio Sociedade

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X