Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Pandemia Política SAÚDE

Prefeitura de Juazeiro enfrenta dificuldade para vacinar gestantes contra Covid-19

A prefeitura de Juazeiro emitiu alerta às grávidas e puérperas sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que, no município, estes grupos estão apresentando resistência em se vacinar.

Segundo a coordenadora de Enfermagem da Maternidade de Juazeiro, Érica Góes, a resistência da vacinação entre o grupo surgiu quando o Ministério da Saúde suspendeu a vacinação com a vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas, no mês de maio. 

“Quando a vacinação em gestantes foi suspensa, a gente percebeu que isso estimulou a resistência de algumas mulheres até mesmo com poucas informações sobre o assunto”, disse a coordenadora.

Profissionais de saúde que atuam em maternidades perceberam aumento de partos prematuros entre as mulheres que já contraíram o coronavírus. Nenhum estudo científico elucidou o caso, até o momento. Casos de óbito fetal foram associados a essa causa.

“Não existem provas científicas, mas temos alguns relatos aqui mesmo na maternidade que atende mulheres de toda a Rede PEBA, que compõe 53 municípios da Bahia e de Pernambuco”, pontua Érica.

De acordo com o levantamento da Rede Municipal de Saúde, de janeiro ao dia 20 de julho deste ano, 239 mulheres com sintomas gripais deram à luz na unidade.

Dados da vacinação contra a Covid-19 em Juazeiro mostram que 1.317 gestantes e puérperas foram vacinadas até o momento.

“A vacina é a prevenção. É importante para evitar o parto prematuro e óbito dos fetos. Por isso, gestantes e puérperas devem buscar a vacinação, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou postos de vacinação. A gestante que tomou a primeira dose da AstraZeneca, deve tomar a segunda dose no pós-parto, com até 45 dias do nascimento  bebê”, conclui a coordenadora.

Foto: Maína Diniz/PMJ

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143