Digite sua busca

 

 

Bahia Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Prefeitura de Salvador realiza Dia D da imunização contra Pólio e Multivacinação neste sábado (20)

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove neste sábado (20), das 08 às 17 horas, o Dia D das campanhas de imunização contra Poliomielite e Multivacinação para atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes da capital.

No total, serão 125 pontos de vacinação instalados em todas as regiões da cidade com a oferta dos imunizantes. De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Doiane Lemos, essa é mais uma oportunidade de pais e responsáveis regularizarem a situação vacinal das crianças e adolescentes que residem na capital.

A estimativa é que mais de 152 mil crianças menores de 05 anos componham a estratégia contra pólio e outros 497 mil jovens com idade inferior a 15 anos para atualização de multivacinação.

“Temos praticamente duas semanas que iniciamos as estratégias na cidade e a busca pelos imunizantes ainda é bastante tímida. Nossa expectativa é que neste sábado [20], os pontos de imunização apresentem uma procura significativa. Nosso intuito com essa convocação de todos os pais e responsáveis para a atualização da caderneta de imunização dos jovens com a vacinação de rotina é evitar a transmissão de doenças que são imunopreveníveis em nossa cidade”, enfatizou.

Até o momento, pouco mais de 2,5 mil crianças menores de cinco anos compareceram aos postos de vacinação para imunização contra pólio. Apenas 6 mil jovens entre zero e menores de 15 anos de idade buscaram as unidades para atualização da multivacinação.

Campanha contra pólio – A meta para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município. Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.

Foto: Reprodução/SMS

Tags:

Leia também