Digite sua busca

 

 

Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador

Prévia da inflação na RMS registra segunda queda consecutiva

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), espécie de prévia da inflação oficial do mês, ficou em -0,04% na Região Metropolitana de Salvador (RMS) no mês de setembro, de acordo com dados divulgados hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta foi a segunda deflação do indicador seguida na região, depois de apresentar queda de -0,13% no mês passado.

Estando também abaixo da média nacional, que foi de 0,09%, o índice foi o segundo mais baixo dentre as 11 áreas investigadas, maior apenas que o verificado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que registrou -0,10%.

Devido ao resultado, o IPCA-15 da RMS acumula alta de 2,57% no ano de 2019, ficando abaixo da média nacional, que é de 2,60%. Já nos 12 meses encerrados em setembro, o indicador apontou 3,15%, mantendo-se ainda abaixo do verificado em todo o país: 3,22%.

Dos nove produtos e serviços que compõem o índice, a principal influência para a queda veio do grupo alimentação e bebidas (-0,58%), que apresentou a segunda deflação seguida, especialmente nos alimentos consumidos em casa (-1,20%). Os preços do grupo saúde e cuidados pessoais também tiveram sua segunda queda média consecutiva (-0,28%).

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X