Digite sua busca

 

 

Brasil Economia Notícias Notícias em destaque

Prévia do PIB aumento de atividade econômica em 0,44%

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou um aumento de 0,44% em atividade econômica no Brasil. A porcentagem foi comparada com o mês anterior e os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central.

Essa foi a 3ª alta mensal do ano em relação ao mês anterior. Março foi o único mês que registrou queda, quando recuou 1,61%.

Na comparação com o mesmo mês em abril de 2020, o índice registrou uma alta de 15,92%, contudo, no acumulado de 12 meses, a queda foi de 1,2%. Até o mês de abril, o IBC-Br registrou uma alta de 4,77%.

Com os resultados do mês, o índice atingiu os 139,65 pontos na série dessazonalizada. O patamar ficou acima do registrado em fevereiro de 2020, ou seja, antes da pandemia.

O IBC-Br mede a evolução da atividade econômica e auxilia o Banco Central nas decisões sobre possíveis alterações na Selic, a taxa básica de juros. O índice considera informações sobre o nível de atividade de indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o PIB (Produto Interno Bruto), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado do 1º trimestre mostrou crescimento da economia em 1,2%. O IBC-Br indicava alta de 2,3% no período.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143