Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Polícia Trânsito

PRF autua motorista transportando 30 toneladas acima do peso máximo permitido

Um homem foi multado após ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando mais de 30 toneladas além do peso máximo permitido para o seu veículo, na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. O caso ocorreu na tarde de ontem, mas foi divulgado nesta segunda-feira (21).

Segundo a PRF, os agentes realizavam uma fiscalização na BR 101 quando suspeitaram do volume aparentemente acima da capacidade. O caminhão seguia com velocidade reduzida os pneus abaulados. Na verificação, constataram que as chapas de mármore no veículo pesavam 30110 kg – o peso máximo permitido para o veículo, um caminhão Volvo, é de 60 mil kg.

O condutor foi punido com multa, conforme o Código de Trânsito. Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. O caminhão ficou retido até o transporte da mercadoria com peso excedente.

As leis de trânsito recomendam que veículos não transportem peso acima da capacidade máxima pois, além de prejuízos à vida humana em possíveis acidentes, o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas.

Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas. Além disso, causa desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.

Foto: PRF | Divulgação