Primeiro caso de transmissão comunitária da variante da Covid-19 é confirmado na Bahia

Foi confirmado ontem (17), pela Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, o primeiro caso da transmissão comunitária da variante do coronavírus no estado. Esta cepa, foi detectada inicialmente no Reino Unido, em dezembro do ano passado.
O resultado do exame foi divulgado após o sequenciamento genético da amostra de um homem de 62 anos que mora em Salvador e não possui histórico de viagens ao exterior ou contato com pessoas que visitaram países fora do Brasil.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, Márcia São Pedro, a transmissão é caracterizada como comunitária quando não é possível detectar de onde começou a infecção entre as pessoas.
“A transmissão autóctone ou comunitária é assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, disse.
Até o momento, existem outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido na Bahia. A circulação do SARS-CoV-2, originária de Manaus, também foi confirmada em 11 pessoas do estado baiano.
Foto: Reprodução